
Os primeiros dias do ano já são de comemoração para os comerciantes e prestadores de serviços de Matinhos no Litoral do Paraná. Segundo a Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (Acima), a movimentação no comércio cresceu 30% neste início de temporada em relação ao mesmo período do ano anterior. E com o grande número de pessoas que passou a virada do ano na praia, a rede hoteleira da cidade chegou a 100% de lotação.
E a expectativa é que o movimento continue grande nos meses de janeiro e fevereiro, principalmente nos fins de semana, com os shows do Verão Maior Paraná. A programação com artistas de renome nacional e, pela primeira vez, também com atrações internacionais, inicia nesta sexta-feira (09/01/2026) com o DJ Alok prometendo sacudir as areias de Caiobá.
Para o diretor da Acima, Jonas De Santi, a melhoria na infraestrutura, com obras como a Orla de Matinhos e a Ponte de Guaratuba, além da programação do Verão Maior trouxeram um novo panorama ao Litoral do Paraná. “Por muitos anos, perdemos muitos turistas para Santa Catarina, mas agora vemos pessoas de outros estado e até de outros países, principalmente Argentina e Paraguai”, afirmou.
“Este começo de ano foi extremamente positivo para o comércio local. O setor hoteleiro nos informou que houve 100% de lotação no Réveillon, e a perspectiva para os próximos finais de semana, com o início dos shows, é igualmente otimista. Os agendamentos indicam que teremos ocupação máxima novamente”, destacou De Santi.
Segundo ele, a melhoria na infraestrutura também tem garantido a vinda de turistas ao longo do ano, fora da temporada. “O reflexo das obras é extremamente positivo, viramos uma página na história da nossa cidade e do Litoral como um todo”, afirmou. “Infelizmente, não tínhamos no passado uma boa infraestrutura para atender bem os turistas e veranistas. Com as obras, nossa realidade mudou completamente. Hoje, boa parte do comércio já não depende 100% da temporada. Temos vida na cidade ao longo do ano inteiro, embora o impacto na temporada ainda seja gigantesco”.
Fonte: AEN
Foto: Felipe Henschel/AEN